terça-feira, 12 de julho de 2011

JERUSALEM - CENACULUM - IGREJA DA DORMIÇÃO - TÚMULO DE DAVID

O Cenáculo (do latim Cenaculum) é o termo usado para o sítio ou local onde ocorreu a Última Ceia de JESUS e onde atualmente está um grande templo. A palavra é um derivado do latimque significa "jantar".

O Cenáculo situa-se no Monte Sião, em Jerusalém, o edifício é uma construção de pedra, com uma sala inferior e uma sala superior.
O Cenáculo é dividido por três pilares em três naves. Os pilares e os arcos, janelas e outros elementos arquitetônicos gótico, uma clara indicação da sala foi construída pelos Cruzados no início do século XII, em cima de uma estrutura muito mais antiga.
A estrutura mais velha, de acordo com a pesquisas arqueológicas, foi uma igreja-sinagoga das primeiras comunidades cristãs de Jerusalém.
É lugar sagrado porque ali estiveram Jesus, sua mãe Maria e todos os apóstolos. Nos tempos apostólicos e dos primeiros cristãos, o Cenáculo era a capital mundial do cristianismo.
Depois da morte de Jesus, os Apóstolos e primeiros cristãos costumaram reunir-se ali para rezar e recordar o que lhes tinha ensinado e pedido.
No século IV foi construída ao lado do Cenáculo uma igreja chamada Santa Sião que foi destruída pelos persas,em seguida foi reconstruída, mas foi novamente destruída pelos muçulmanos.
 Mais tarde, os Cruzados construíram ali uma grande basílica em três planos, sendo que no plano superior ficava justamente a sala do Cenáculo e na sala inferior ficava o local onde Jesus lavou os pés dos Apóstolos.
Hoje, no entanto, é propriedade do Estado de Israel. está agora na Igreja da Dormição,  O atual quarto tem um estilo gótico particular de século XIV.

Maria da Dormição - Há muita lenda e muita interpretação sobre a vida de Maria de Nazaré, após a morte e ressurreição de Jesus.
A verdade é que: aos pés da cruz, o apóstolo João, adolescente na época recebeu o encargo de cuidar de Maria.
Inicialmente, ela morou num quartinho nos fundos do Cenáculo, no Monte Sião, em Jerusalém. Logo mais, João a levou para Éfeso, na Grécia. Alguns anos depois, João e Maria voltaram a Jerusalém. E ela continuou morando nos fundos do Cenáculo.
 Maria foi mãe de Jesus com mais ou menos 15 anos de idade; Jesus morreu com mais ou menos 35 anos de idade. Portanto, nessa época, Maria estava com a idade de mais ou menos 55 anos.
Foi quando ela adoeceu; com febre, em seu leito, adormecia e acordava. Num dado momento, ela adormeceu. Porém, passado um quarto de hora, João e outras pessoas que a acompanhavam constataram que ela não respirava mais, não tinha pulsação cardíaca. Maria morreu. Sim, Maria morreu.
Como a morte dela foi tão suave como se ela tivesse apenas adormecido, nunca se diz que Maria morreu, mas que ela adormeceu. No local onde ela morreu e foi velada, foi construída a Igreja da Dormição.
No interior da Igreja, há uma cripta que mostra uma efígie de marfim, representando a Dormição de Maria.

Túmulo de David - David foi rei de Israel. Foi ele que conquistou Jerusalém, para fazer dela a capital do país.
Para os judeus, o túmulo de David é lugar sagrado por excelência, o segundo depois do Muro das Lamentações.
O túmulo é feito de pedra e está adornado com coroas de prata e com a torah; uma linda toalha cobre o túmulo, na qual há os desenhos da estrela de David de seis pontas, da harpa e do alaúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário